O
processo de transesterificação, reação química entre um éster (RCOOR’) e
um álcool (R’’OH) que dá origem a um novo éster (RCOOR’’) e um novo
álcool (R’OH), de óleos vegetais foi conduzido pela primeira vez em
1853, pelos cientistas E. Duffy e J. Patrick, muitos anos antes do motor
de ciclo diesel entrar em funcionamento.
No século XIX, mais
precisamente em 1893, Rudolf Christian Karl Diesel (1858 — 1913),
engenheiro mecânico alemão, criou um motor para operar de forma
eficiente com oléo mineral, em Ausgsburg, Alemanha. Tal invento ficou
conhecido como Motor Diesel e seu princípio é baseado na combustão
interna, ou seja, a queima do combustível se dá pelo aumento da
temperatura provocado pela compressão do ar.
Em 1898, o motor foi apresentado oficialmente na Feira Mundial de
Paris, na França. O combustível então utilizado era o óleo de amendoim,
um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação.
Rudolf afirmava que a utilização de óleos vegetais como combustível
seria um passo a mais para o alcanço da sustentabilidade. Fato que pode
ser comprovado na afirmação que o mesmo fez entre 1911 e 1912: "O motor a
diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no
desenvolvimento agrário dos países que vierem a utilizá-lo. O uso de
óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia.
Mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o
carvão são atualmente."
Rudolf Diesel |
Wikipedia
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
0 comentários:
Postar um comentário