segunda-feira, 22 de abril de 2013

Como surgiu o Biodiesel?

O processo de transesterificação, reação química entre um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH) que dá origem a um novo éster (RCOOR’’) e um novo álcool (R’OH), de óleos vegetais foi conduzido pela primeira vez em 1853, pelos cientistas E. Duffy e J. Patrick, muitos anos antes do motor de ciclo diesel entrar em funcionamento.

No século XIX, mais precisamente em 1893, Rudolf Christian Karl Diesel (1858 — 1913), engenheiro mecânico alemão, criou um motor para operar de forma eficiente com oléo mineral, em Ausgsburg, Alemanha. Tal invento ficou conhecido como Motor Diesel e seu princípio é baseado na combustão interna, ou seja, a queima do combustível se dá pelo aumento da temperatura provocado pela compressão do ar.

Em 1898, o motor foi apresentado oficialmente na Feira Mundial de Paris, na França. O combustível então utilizado era o óleo de amendoim, um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação. Rudolf afirmava que a utilização de óleos vegetais como combustível seria um passo a mais para o alcanço da sustentabilidade. Fato que pode ser comprovado na afirmação que o mesmo fez entre 1911 e 1912: "O motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utilizá-lo. O uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia. Mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente." 
Rudolf Diesel
Fontes: Monografia
Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário