O biodiesel surgiu mundialmente como uma alternativa promissora aos
combustíveis minerais, derivados do petróleo. O caráter renovável torna o
produto uma fonte importante de energia no longo prazo. Outra
característica importante é sua contribuição para a melhoria da
qualidade do ar, devido à redução na emissão de gases poluentes e
enxofre. O fato de ser facilmente utilizado em motores a diesel como
aditivo, sem necessidade de adaptação, torna o biodiesel uma alternativa
mais viável do que outras fontes de energia alternativas, como o GNV
(Gás Natural para Veículos) ou a energia elétrica. (ABIOVE, 2003).
Os biocombustíveis vêm sendo testados atualmente em várias partes do
mundo. Países como Argentina, Estados Unidos, Malásia, Alemanha, França e
Itália já produzem biodiesel comercialmente, estimulando o
desenvolvimento de escala industrial. O biodiesel pode ser utilizado em
veículos automotores ou em motores estacionários, para geração de
energia elétrica. (ABIOVE, 2003).
A União Européia produz anualmente mais de 1,35 milhão de toneladas
de biodiesel, em cerca de 40 unidades de produção. Isso corresponde a
90% da produção mundial de biodiesel. O governo garante incentivo fiscal
aos produtores, além de promover leis específicas para o produto,
visando melhoria das condições ambientais através da utilização de
fontes de energia mais limpas. A tributação dos combustíveis de petróleo
na Europa, inclusive do óleo diesel mineral, é extremamente alta,
garantindo a competitividade do biodiesel no mercado. (ABIOVE, 2003).
O maior país produtor e consumidor mundial de biodiesel é a Alemanha,
responsável por cerca de 42% da produção mundial. Sua produção é feita a
partir da colza, produto utilizado principalmente para nitrogenização
do solo. A extração do óleo gera farelo protéico, direcionado à ração
animal. O óleo é distribuído de forma pura, isento de mistura ou
aditivos, para a rede de abastecimento de combustíveis compostas por
cerca de 1700 postos. Vários países estão produzindo Biodiesel
comercialmente, estimulando o desenvolvimento em escala industrial,
dentre eles destacam-se: Argentina, EUA, Malásia e União Européia
(Alemanha, França, Itália, Áustria e outros). (ABIOVE, 2003).
O uso do Biodiesel na União Européia - UE recebe incentivo a produção
através de uma forte desgravação tributária e alterações importantes na
legislação do meio ambiente. Em 2005, 2% dos combustíveis consumidos na
UE foram renováveis, e em 2010 terão de ser em torno de 5%. Os
fabricantes europeus de motores apoiam a mistura de 5% de Biodiesel. Na
mistura até 30% ou Biodiesel puro (Alemanha) muitos fabricantes dão
garantia: VW, Audi, Seat, Skoda, PSA, Mercedes, Caterpillar e Man
garantem alguns modelos. Na Alemanha, mais de 800 postos de combustíveis
vendem Biodiesel puro.
O Biodiesel na Argentina tem estímulo através do Decreto 1.396, de novembro de 2001, que cria o "Plan de Competitividad para el Combustible Biodiesel",
propiciando a desoneração tributária do Biodiesel por 10 anos. A
Resolução 129/2001 definiu as especificações do Biodiesel. Nos EUA
(Estados Unidos da América) não há desgravação tributária para a
produção de Biodiesel, cerca de 126.000 toneladas por ano. Atualmente, o
Biodiesel está sendo usado em frotas de ônibus urbanos, serviços
postais e órgãos do governo e é considerado Diesel Premium para motores
utilizados na mineração subterrânea e embarcações.
Em Minnesota acaba de ser aprovada uma lei que estabelece: 2% de
mistura de imediato e, 5% de mistura com biodiesel após 5 anos de sua
aprovação. Isto levará a um grande incremento na produção de Biodiesel
naquele país. A denominada ¨conta de defesa¨ que resulta da proteção
americana ao petróleo no Oriente Médio para garantir o fluxo
ininterrupto de óleo cru, é da ordem de bilhões de dólares por ano. Este
fato demonstra a instabilidade de abastecimento, a fragilidade da
política de preços, uma vez que o custo real do barril de óleo e, por
conseguinte, dos combustíveis nos EUA é sensivelmente mais alto do que
os preços praticados nos postos de abastecimento.
Na Malásia está sendo implementado programa para a produção de
Biodiesel a partir de óleo de palma (dendê). A primeira fábrica entrou
em operação em 2003, com capacidade de produção de 500 mil toneladas ao
ano. A perspectiva tecnológica de extração das vitaminas A e E permitirá
reduzir os custos do Biodiesel produzido no mercado internacional, o
Biodiesel produzido tem sido usado em: veículos de passeio, transportes
de estradas e off road, frotas cativas, transporte público e geração de eletricidade.
Fonte: Monografias
sábado, 27 de abril de 2013
Biodiesel no Mundo
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